quarta-feira, 30 de novembro de 2011

UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS!

                             UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS!


                                                             Nós lemos nas Escrituras Sagradas, a história de um menino chamado Daví, filho de um agricultor, criador de ovelhas, que por ser tão atencioso com as ovelhas de seu pai, Deus o escolheu para ser rei, e reinar sobre seu povo Israel. I Samuel 16.1-13.
     Por que um homem segundo o coração de Deus? Ele era um jovem temente a Deus, amava o próximo, sabia perdoar os que o ofendia, foi perseguido pelo rei Saul que queria mata-lo por inveja, mesmo assim poupou-lhe a vida por duas vezes quando o encontrou dormindo e despercebido; era zeloso na obra de Deus, foi designado por Deus como profeta, profetizou nos salmos a respeito do Messias o nosso Salvador. Leia I e II Samuel e Atos 13.22.
     Agora eu quero falar sobre um dos salmos mais lindo que Davi escreveu, o salmo 23; vejamos o que diz esse salmo vers.1: O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Davi, como pastor de ovelhas, zelava pelas mesmas e não lhes deixava faltar nada. vers. 2: Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; Davi, procurava os melhores pastos verdes, junto as correntes de águas calmas onde as ovelhas podiam descansar tranquilamente.Vers. 3: refrigera-me a alma, guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Aqui, ele pensa no bem estar gerado pelas brisas frescas das sombras nas veredas cobertas por ramos do arvoredo por onde passavam.vers. 4: Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; a tua vara e teu cajado me consolam. Aqui ele pensa nos vales áridos do deserto, onde havia muitas víboras e escorpiões sempre prontos a picar quem passava, então Davi usava a vara para espantar tais inimigos e quando as ovelhas pendiam para fora da vereda, ele usava o cajado para corrigi-las e ao mesmo tempo as consolava com carinho. (Amados, Deus nos livra do pecado e de todo perigo que nos cerca, mas também nos corrige quando saimos fora dos seus caminhos, como está escrito: ...Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor... porquê o Senhor corrige a que ama... mas, se estais sem correção, de que todos se tem tornados participantes, logo, sois bartardos e não filho. Heb.12. Leia). Vers. 5: Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Quando ele cita esse versículo, ele estava lembrando de como juntava suas ovelhas junto ao poço para tomar água, ele tapava os buracos onde possivelmente haviam víboras e escorpiões, ali as ovelhas podiam remoer os alimentos sem perigo dos inimigos atacá-las; ele ungia com óleo a cabeça de algumas que se machucavam em atrito umas com as outras para sarar as feridas,  o cálice era um reservatório de água, onde os pastores tiravam água do poço e os enchiam para os rebanhos beberem, então Davi o enchia até transbordar.
     No vers. 8: Davi se regozija; dizendo: certamente que a bondade e a misericórdia me seguiram todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre. Salmo 122.1 Davi diz: Alegrei-me quando me disseram, vamos à casa do Senhor. Amados meditem na palavra do Senhor, tenham prazer em estar na sua casa, a igreja, procure chegar antes de começar o culto; participe dos cultos, não seja somente ouvinte, mas participante dando glórias a Deus,  assim a nossa vida será uma benção. Davi como um bom pastor, arriscou a sua vida pelas suas ovelhas, quando lutou com um leão e com uma ursa para defende-las. I Sam.17.34 a 37, por isso que Jesus disse: Eu sou o bom pastor. O bom pastor, dá a vida pelas ovelhas. João 10.11. Pastor; se não podes dar a tua vida pelas ovelhas! Ame-as, conduzindo-as ao sumo Pastor Jesus Cristo, ensinando a palavra Divina como Jesus ensina. pense nisso. Que a graça de nosso senhor Jesus Cristo seja com todos. 
     
                                    LUIZ OTAVIO FERREIRA

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O QUE SIGNIFICA JESUS PARA VOCÊ!

O QUE SIGNIFICA JESUS PARA VOCÊ!


                                                                                                
                                       Certa vez, um pastor de uma igreja do interior do estado do Paraná, nos contou que na igreja que ele pastoreava, havia uma irmã fazendeira muito rica, intelectual, que tinha vários cursos superiores, era líder de vários departamentos da igreja, porque gostava de demonstrar a sua superioridade, por pertencer a alta sociedade.
     Certo dia, em uma reunião da diretoria da igreja, ela se gabou que não sabia falar de Cristo, só sabia falar de negócios, de Rotary clube e coisas ligada as teses que defendia. Um diácono muito humilde e pouco letrado que ali estava, pegou um pedaço de papel em branco, e disse-lhe: A Senhora não sabe falar de Cristo, sabe por quê? Porque Cristo para a senhora, é como esse pedaço de papel, não significa nada. 
     O pastor falou que naquele momento todos ficaram pasmados, pensando na reação da mulher, o que ela iria responder ao irmão; mas para surpresa de todos ela não respondeu nada, ficou quietinha, como se nada tivesse acontecido. Depois ela chamou o pastor e disse-lhe: Pastor aquilo que o irmão me falou, tocou-me no coração, doravante eu vou ler a Bíblia diariamente e pedir a Deus que me dê sabedoria para eu falar do evangelho, ele disse que aquela mulher, mudou de tal maneira, que tornou-se uma obreira atuante e também dizimista, pois apesar de ser rica, não dava um tostão de dízimo.
      É isso aí amados! A Escritura diz em I Cor.1.26 a 29: Irmãos, reparai, pois na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.      Meu irmão: O que Cristo significa para você? Certa vez, eu  perguntei à uma seguidora de buda o que buda significava para ela: Ela respondeu não sei! Amados há muitas pessoas hoje; que se dizem evangélicas, mas não sabem o que Cristo significa para elas. Frequentam a igreja, como quem frequenta um clube, não lê as Escrituras, não ora a Deus, não houve a mensagem, só vive reclamando da vida e envergonhando o verdadeiro Cristão. Jesus disse que as suas ovelhas ouvem a sua voz e Ele as conhece e elas lhe seguem e Ele lhes da a vida eterna e ninguém as arrebatará da sua mão. João 10.26 a 28. Amados: Quem ouve a voz de Cristo e guarda os seus mandamentos é amado de Deus, é morada de Deus e de Cristo. João 14.21 e 23, e tem a salvação eterna. Pense nisso! Que a graça de Nosso Senhor Jesus cristo seja com todos.
                 LUIZ OTAVIO FERREIRA   

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

MEU PAI NÃO VENDE ELE DÁ!

 MEU PAI NÃO VENDE ELE DÁ
                                                       Conta-se que certa mulher, estava muito doente e em circunstância da enfermidade não tinha vontade de se alimentar; em virtude disso estava anêmica e debilitada. A filha adolescente, fazia de tudo para a mãe  alimentar-se, mas ela sempre dizia, não consigo; de repente ela disse para filha, talvez se você conseguisse uns cachos daquelas uvas do jardim do rei, quem sabe eu comeria.
     A menina, animou-se e disse: Tá bem mamãe, eu irei comprar das uvas do jardim do rei. Saiu correndo, quando chegou no palácio real, falou com o chefe da guarda que queria comprar uvas para a mãe dela, que estava doente e desejou comer das uvas do Rei. O guarda disse-lhe: Ninguém pode chupar das uvas do rei, nem você pode falar com ele; enquanto ele discutia com a mocinha, o príncipe ia passando e perguntou de que se tratava, o guarda explicou-lhe, ele chamou a menina, levou-a até as parreiras e cortou os mais belos cachos de uva, encheu a sua vasilha e lhe entregou. A menina perguntou-lhe: Quanto é alteza? Ele respondeu-lhe pode levar, meu pai não vende ele dá. Ela disse: Seu pai não vai brigar com o senhor? Ele lhe respondeu: O que é do meu pai é meu, e ele não desabona o que eu faço.
     É isso aí, amados: Jesus o filho de Deus, disse em João 10.30: Eu e o Pai somos um. Em João 3.35, Ele diz: O Pai ama o filho, e todas as coisas tem confiado às suas mãos. Em João 14.13 e 14, Ele diz: E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. João 15.7, Ele diz: Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permaneceres em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. Mateus 7.7 e 8, diz: Pedí, e dar-sevos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate abrir-se-lhe-á.
     Amados: Um dos atributos de Deus é a dádiva, a graça e a misericórdia. Deus quando criou o homem, deu-lhe tudo que lhe era necessário, mas ele desobedeceu, por isso Deus o tirou do meio do jardim e o pôs para lavrar a terra, para dela sobreviver no meio de espinhos e cardos. Deus deu o seu filho Jesus Cristo para morrer em nosso lugar, pois ele tomou sobre sí as nossas culpas e ofereceu-se em sacrifício pelos nossos pecados, para que  tenhamos a vida eterna com ele no céu.
     Amados: Jesus diz: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus. Mateus 22.29. E em João 5.39, diz: Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Um dia eu examinei, e por isso sou feliz com Jesus, e desejo que você seja também. Pense nisso. Que Deus vos abençoe!

                   LUIZ OTAVIO FERREIRA

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

COMO TRATAR UM IRMÃO!

 COMO TRATAR UM IRMÃO

                                                                    É comum hoje nas igrejas, as pessoas se encontrarem e não cumprimentarem uns ao outros. Eu fico muito triste quando vejo isto, porque eu aprendí nas Escrituras, que no amor fraternal devemos saudar uns aos outro com ósculos santo. Rom.16:16, I Cor.16:20 e I Pedro 5:14 diz: Com ósculo de amor. Por isso quando eu entro no templo, (eu não saio beijando todo mundo), mas cumprimento a todos que alí estão sem acepção de pessoas, isto é, desde o mais novo ao mais velho que eu conheça   ou  não.                                     
    Lembro-me de uma música de Roberto Carlos que diz: Gostaria que as pessoas se abraçassem como velhos conhecidos, isso me emociona muito, ( no meu prédio onde moro há 26 anos, eu cumprimento todos os moradores, seja no elevador, no hall ou na portaria e principalmente os funcionários), no meu trabalho sempre a mesma coisa. Muito me emociona, quando encontro uma criança, um adolescente, um  jovem e falam prá mim, oi, seu Luiz; isso é porque eu comecei a cumprimentá-los desde pequenos.
    Na igreja, nós seriamos mais felizes, se todos fossem assim também. Quando eu cumprimento os irmãos no templo, e ele  abre um sorriso, alí eu vejo o rosto de Cristo em cada um deles, pois no salmo 27: 4, o salmista diz que quer morar na casa do Senhor, para que possa contemplar a sua formosura... isso quer dizer que nós contemplamos o rosto do Senhor no rosto de cada irmão.
    Em todo lugar, há pessoas mau humoradas, mas quando nós as cumprimentamos com um sorriso nos lábios, eles também se alegram, e isso nos traz uma paz não traz? As vezes na igreja, a gente cumprimenta um irmão, ele pega na mão da gente, nem olha para nossa cara,isto me da uma tristeza, fico logo pensando será que eu fiz alguma ofensa ao irmão? Isso me tira a paz por alguns momentos, porque quando eu oro por ele, falo com Deus dizendo: Senhor se eu ofendí a esse irmão; perdoa-me, porque eu também perdoo os que me tem ofendido; isso logo me traz de volta a paz.
   Meditemos no provérbio que está na capa de um dos meus livrinhos que diz: Sejamos como a rosa que se abre em um sorriso, ainda que com lágrimas em suas pétalas.       
                                                     Deus vos abençoe. 
                                                                                        Luiz otavio Ferreira

terça-feira, 22 de novembro de 2011

BEM-AVENTURANÇA IX

ENSINOS QUE EDIFICAM - BEM-AVENTURANÇA IX


                             
                      BEM-AVENTURADOS SOIS QUANDO POR MINHA CAUSA, VOS INJURIAREM, E VOS PERSEGUIREM, E MENTINDO, DISSEREM  TODO MAL CONTRA VÓS. Mat. 5.11.

 -
Veja aqui, é,  perseguido por causa da justiça de Deus, da palavra de Deus, da verdade sobre Deus. Não é pelo que a pessoa faz contra outra.
 - Há pessoas que querem ser mais justas e mais severas do que Deus. A todos acusa, acha que todo mundo está errado, só ele está certo, depois diz sou perseguido porque sou crente.                                             
 - Cuidado,  a  justiça  dos  homens,  nada  tem  haver  com  a justiça de Deus. Conforme você já leu, a  justiça dos  homens é punição, mas a justiça de Deus é amor e perdão, pela graça de Nosso Senhor Jesus Cristo.
 - Se nós falarmos a verdade, e alguém achar que estamos errados. não devemos contender, mais suportar com paciência e humildade para não escandalizarmos o nome  cristão, e negar-mos o amor de Deus que está em nós por Nosso Senhor Jesus Cristo. Veja o que Paulo fala  a respeito dos sofrimentos e injurias que passou, por causa do evangelho. Quando injuriados bendizemos, quando perseguidos suportamos. I Cor. 4:12e13. Perseguidos, porém não desamparados, abatidos, porém não destruídos. II Cor. 4.8 e 9. Entristecidos mas sempre alegres, pobres mas enriquecendo a muitos, nada tendo  mas possuindo tudo. II Cor. 6.10. Veja que Paulo também foi  perseguido entre falsos irmãos II Cor.11.16 a 26. Nas Igrejas, também há falsos crentes, que perseguem os que querem viver piedosamente em Cristo: II Tim.3:12. Esses são aqueles que falam mal dos irmãos, do Pastor, não gostam quando o pastor ou irmão prega uma mensagem inspirada que a carapuça, cai na cabeça deles. Esses são como Diótrefes. III João: 9 a 11.
- Lucas: 10: 23 = Diz: Bem-aventurados os olhos, que vêem as coisas que vos vedes.
Lucas 11: 28 =  Jesus diz: Bem-aventurados os que ouvem  a palavra de Deus e a guarda.                                       
- João 13:12 a 17 = Jesus depois de lavar os pés dos discípulos, disse: Bem-aventurados sois se fizerdes vós o mesmo.
- João 20: 29 = Jesus diz a Tomé: Bem-aventurados os que não viram e creram.                                                                                                    
Atos 20: 35 = Paulo diz que: Mais bem-aventurado é dar do que receber.
Apocalipse 22:7 = Diz: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.
- Apocalipse 22:14 = Diz: Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista  o direito à árvore da vida e entrem na cidade pelas portas. Aqui encerra-se os meus comentários das bem-aventuranças citadas por Jesus no sermão do monte. Deus abençoe a todos!      
                                           
                                                 LUIZ OTAVIO FERREIRA

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

BEM-AVENTURANÇA VIII

ENSINOS QUE EDIFICAM - BEM-AVENTURANÇA - VIII


     BEM-AVENTURADOS  OS PERSEGUIDOS POR CAUSA DA JUSTIÇA:  Mat.5:10.
  

  -
Aqui nós podemos ver que Jesus, não fala da justiça dos homens, mas da justiça de Deus. Todo cristão ama a justiça, essa que vem de Deus. Porque toda justiça que provem da lei dos homens, traz  punição, castigo, pena por condenação pelos artigos da lei. Mas a justiça de Deus, produz perseverança, perdão, pacificação porque toda lei de Deus, se cumpre no amor. Rom.13:8 a 10 e Gal.5:13 e 14                                 
      
-
Quando o crente procura andar na justiça de Deus, ele é perseguido pelos  homens, porque a justiça dos homens é cas
tigo mas a justiça de Deus é perdão  e amor por    isso   Paulo diz,  todos quantos quiserem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. II Tim.3:12 = Também está escrito,    se pelo  nome  de Cristo, sois  injuriados, bem aventurados  sois... Não sofra   nenhum  de  vós  como  assassino ou ladrão, ou malfeitor;... Mas se sofrer como cristão, não se envergonhe disso... I Pedro 4:14 a 16.                                                                         
-Amados: É natural o cristão ser perseguido sem causa, por não concordar com certas atitudes de pessoasn que vivem uma vida leviana mesmo sendo religioso como era no princípio do cristianismo, ora, se naquele tempo Os cristãos  já sofriam perseguição, hoje então que a iniquidade se multiplicou, nós sofremos perseguição até por sermos honestos e por falarmos a verdade não é? Mas não vamos sofrer por isso, vamos praticar a justiça, porque sabemos que Jesus Cristo é justo, e,  porque ele é justo, está escrito: Todo aquele que pratica a justiça é nascido dele. I João 2.29. Que Deus abençoe a todos!

                                          LUIZ OTAVIO FERREIRA

domingo, 20 de novembro de 2011

BEM-AVENTURANÇA VII

ENSINOS QUE EDIFICAM! BEM-AVENTURANÇA VII


                               BEM-AVENTURADOS OS PACIFICADORES: Mat.5:9.

- PACIFICADOR:  É aquele que pacifica restabelece a paz.                               
 
-
PACIFICAR:  Apaziguar, acalmar, abrandar.
   
-
PACÍFICO: Amigo da paz, manso, tranqüilo, sereno.

-
Uma pessoa pacífica, não fica irado, nervoso por qualquer coisa. Ele procura sempre apaziguar qualquer situação, para não haver briga, entre pessoas da irmandade, da sociedade, até mesmo entre Países.                                                                                             
     - Luiz  Alves  de  Lima  e  Silva,  o  Duque  de  Caxias, foi chamado de pacificador, por pacificar as guerrilhas no sul do Brasil, a ponto de perdoar os guerrilheiros, dizendo que todos aqueles que entregassem  as armas seriam perdoados e assim todos se renderam sem haver derramamento de sangue. 
(Artigo que li em um jornal do Rio há muito tempo). Ele era chamado de Caxias, porque morava na cidade de Caxias no Rio de Janeiro, hoje a mesma chama-se, Duque de caxias.                                      

 -
Muita gente hoje chama as pessoas duronas de caxias, comparando-as ao Duque de Caxias, porque pensam que ele era um homem durão, mas não era nada disso, ele era manso, calmo e pacífico, por isso lhe veio o nome de pacificador.
Toda pessoa  mansa e pacífica,  é justa e fiel e também ama a justiça.
- Amados, quem na vida, não já teve um momento explosivo no falar. Eu por exemplo, muitas vezes já falei alterado com pessoas amigas em discussão por discordar sobre algum assunto importante, depois me arrependo, peço perdão e até choro. (A única pessoa com quem mesmo discordando, nunca fiquei irritado, é a minha esposa, sempre falo pacificamente, afinal as mulheres sempre estão certas não é?). Lembram-se dos apóstolos Tiago e João, eles eram chamado filhos do trovão. Marcos 3.17, porque tinham gênio explosivo, no entando eram pacificos e João é chamado o apóstolo do amor. Quando adolescente, entre os meus amigos, eu era um pacificador, quando alguém ensultava outro, eu procurava evitar que eles brigassem. Como eu sempre fui o líder, todos me respeitavam.   

- Amigos, a boa leitura leva a gente a tranquilidade, leiam as Escrituras Sagradas, os conselhos de Deus são maravilhosos, nos dá paz e alegria no Espírito Santo. Pense nisso! Que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos. Amem!

                                LUIZ OTAVIO FERREIRA

sábado, 19 de novembro de 2011

BEM-AVENTURANÇA VI

               ENSINOS QUE EDIFICAM! BEM-AVENTURANÇA VI


BEM-AVENTURADOS OS LIMPOS DE CORAÇÃO. mat. 5.8!

- Limpos de coração; puro, santo. Pois a vontade de Deus é a nossa santificação. I Tess. 4.3.

- Salmo 24.3 a 5 = Diz: Quem subirá ao monte do Senhor e só permanecerá no seu santo lugar os limpos de mão e puros de coração.

- Salmo 119.9 = Diz: De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho (ou o seu coração como diz outras traduçoes), observando segundo a palavra de Deus.

- João 15.3 = Jesus diz: Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. (Isto quer dizer que; se guardar-mos a palavra de Deus, teremos um coração limpo).

- I Cor. 6.8 = Diz: que os impuros não herdarão o Reino de Deus.

- II Cor. 7.1 = Paulo diz: purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus. 

- I João 3.2 a 6 = Fala sobre  o que a si mesmo se purifica, tem esperança de ser como Ele é, puro.

- I João 1.9 = Diz: Se confessar-mos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

- É meus amados: há muita gente trocando de religião, por falta de conhecimento da palavra de Deus. Jeus diz: Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. João 5.39. Amado, você tem examinado? Ser cristão não é ser religioso, é ser seguidor de nosso Senhor Jesus Cristo, é andar como Ele andou, é ser nova criatura, como diz a Escritura, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas passaram e tudo se fez novo. II Cor.5.17. Ninguém se converte a Cristo e continua praticando as mesmas coisas que praticava, ele passa a viver uma vida nova. Pense nisso. Deus abençoe a todos.

                               LUIZ OTAVIO FERREIRA

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

BEM-AVENTURANÇA V

ENSINOS QUE EDIFICAM! BEM AVENTURANÇA V


     BEM AVENTURADOS OS MISERICORDIOSOS: Mat.5.7
                   
 -  Misericordioso, é  aquele que tem  misericórdia: os  anjos  foram  misericordiosos  para  com  Ló, tirando-o   para fora  da  cidade,  para  que   ele   não   morresse  junto  com   os sodomitas, Davi  foi  misericordioso  com Saul, quando Deus o entregou   em  suas mãos por duas vezes, poupando-lhe a vida e ainda se humilhou perante o rei.   I  Samuel Caps. 24 e 26.

-
 Oséias 6:6 = Deus diz: Misericórdia quero e não sacrifício.                                                                             

-  Miquéias 6:8 = Deus  manda que o homem pratique a justiça e ame a  misericórdia .

- Salmo l8:25 = Diz: Para com benigno, benigno te mostra; isto quer dizer, que Deus é benigno ou misericordioso para com os que praticam a misericórdia.

- Lucas  6: 36 = Jesus  manda  que  sejamos  misericordiosos
como misericordioso é o nosso Pai Celeste.

- Amigo: Misericórdia, é o mesmo que compaixão; ela é suscitada quando alguém se compadece da miséria alheia, é um sentimento de amor profundo daqueles que amam ao próximo sem fazer acepção de pessoas. Quando Davi, se viu angustiado sem saber o que escolheria como castigo pela sua desobediência, ele disse: Quero cair nas mãos de Deus porque ele é misericordioso. I Cron.21.        
- Amados, a misericórdia é fruto do amor de Deus, ser misericordioso, é ser clemente, compassivo, é esquecer ofensas e amar ao próximo como a si mesmo. Pense nisso!                             

                  LUIZ OTAVIO FERREIRA
                                                                     


quarta-feira, 16 de novembro de 2011

BEM-AVENTURANÇA IV

ENSINOS QUE EDIFICAM! BEM-AVENTURANÇAS IV


      BEM-AVENTURADOS, OS QUE TEM FOME E SEDE DE JUSTIÇA!

 A JUSTIÇA, está relacionada aquilo que é de direito, que se faz  juz. Também com punição, juízo, pena por erro. Isto é, condenação.

-  
JUSTIFICAR: Consertar um erro ou gafe que se cometeu.  JUSTIFICADO: Perdoado por obra ou por fé. INJUSTO: Aquele que não pratica a justiça.

- JUSTO: Aquele que é sincero, fiel, honesto, íntegro; q
uem é justo pratica a justiça, isto é, da o que é de direito a quem faz juz. Não julga a ninguém querendo condena-lo, mas faz tudo para que o ofendido ou que teve prejuízo,  perdoe o que lhe  fez o mal. O cristão, nunca pode querer justiça para condenar ninguém.

- Porque toda lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Gal.5.14.
                                                                                                                                  
     
-  JESUS  NÃO  VEIO   PARA   JULGAR:  João  3: 17: O que pratica a justiça, que tem fome e sede de justiça, quer que o necessitado receba o que lhe é de direito. Diferente do justiceiro, que quer praticar justiça com as próprias mãos, punindo até com pena de morte.
-  
O padre Antonio Vieira, tinha sede de justiça, porque via as injustiças praticadas pelos  homens contra os índios e escravos e escrevia ao Rei de Portugal,  relatando tudo que via pedindo justiça.

Gregório de Matos Guerra, também criticava os poderosos por ver o que eles faziam com os pobres e clamava por justiça de tal forma que foi chamado de boca do inferno por tanto clamar por justiça.
  
Rui Barbosa, tinha tanta sede de justiça, que chegou a escrever em versos a seguinte narrativa. De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver cresceres as injustiças, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos do maus, o homem chega a desanimar-se da virtude a rir-se da honra e a ter  vergonha de ser honesto.  
Os abolicionistas, também tinham sede de justiça, por ver os sofrimentos dos escravos. Só que a sede de justiça deles era de vingança e, enquanto que a sede de justiça do justo, é o amor, a paz, a conciliação e a unidade de todos.                                                                                            
 
-
O cristão, não julga nem condena ninguém, ele perdoa e deseja que as pessoas se arrependam, pois esta é a vontade de Deus em nós.
É por isso que Jesus diz, se a vossa justiça não exceder a dos escribas  e fariseus, jamais entrareis no Reino dos céus. Em Mat.5:20 = João diz, todo aquele que prática a justiça é nascido de Deus. I João 2: 29.
      - O justo, é justificado pela fé. Gal. 2:16 e verc.3:24 = Certa vez, um policial contou-me a história de uma jovem crente de certa denominação muito conhecida, que aos l7 anos foi seduzida  pelo namorado que não era crente e os seus pais não queriam que ela casasse com ele. Mas ele queria casar com ela pois a amava, ela induzida pelos pais foram a delegacia prestar queixa, não para obrigar o rapaz casar, mas pediam que o comissário o prende-se para pagar o erro que cometeu, como se ele tive-se errado sozinho.

-
O que disse o comissário, não eu não posso prende-lo, só o juiz  pode condena-lo, se ele não quiser casar, mas ele quer, e ela dizia não eu não quero casar com ele, eu quero  ve-lo na cadeia.
Moral da história, isto era sede de vingança e não de justiça, e isto perante incrédulos, não é uma vergonha?  

- Veja o que diz  I Cor. 6:1 a 9. Aventura-se algum de vós, tendo questão contra outro, a submete-lo a juízo perante injustos e não perante os santos? Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois acaso indignos de julgar as causas mínimas? Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos; quanto mais as cousas desta vida?

- Entretanto, vós, quando tendes a julgar negócios terrenos, constitui um tribunal daqueles que não tem nehuma aceitação na igreja! Para vergonha vo-lo digo. não há, porventura, nem ao menos um sábio entre vós, que possa julgar no meio da irmandade?

- Mas irá um irmão a juízo contra outro irmão, e isto perante incrédulos? É só existir entre vós demandas já é completa derrota para vós outros. Por que não sofreis antes a injustiça? porque não sofreis antes o dano? Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos próprios irmãos. Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus?...                                                                    
         


                                   LUIZ OTAVIO FERREIRA

terça-feira, 15 de novembro de 2011

BEM-AVENTURANÇA III

ENSINOS QUE EDIFICAM - BEM-AVENTURANÇA - VIII


      BEM-AVENTURADOS  OS PERSEGUIDOS POR CAUSA DA JUSTIÇA:  Mat.5:10.
  

   
Aqui nós podemos ver que Jesus, não fala da justiça dos homens, mas da justiça de Deus. Todo cristão ama a justiça, essa que vem de Deus. Porque toda justiça que provem da lei dos homens, traz  punição, castigo, pena por condenação pelos artigos da lei. Mas a justiça de Deus, produz perseverança, perdão, pacificação porque toda lei de Deus, se cumpre no amor. Rom.13:8 a 10 e Gal.5:13 e 14.                                 
      
-
Quando o crente procura andar na justiça de Deus, ele é perseguido pelos  homens, porque a justiça dos homens é cas
tigo mas a justiça de Deus é perdão  e amor por    isso   Paulo diz,  todos quantos quiserem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. II Tim.3:12 = Também está escrito,    se pelo  nome  de Cristo, sois  injuriados, bem aventurados  sois... Não sofra   nenhum  de  vós  como  assassino ou ladrão, ou malfeitor;... Mas se sofrer como cristão, não se envergonhe disso;... I Pedro 4:14 a 16.                                                                         
-Amados: É natural o cristão ser perseguido sem causa, por não concordar com certas atitudes de pessoasn que vivem uma vida leviana mesmo sendo religioso como era no princípio do cristianismo, ora, se naquele tempo Os cristãos  já sofriam perseguição, hoje então que a iniquidade se multiplicou, nós sofremos perseguição até por sermos honestos e por falarmos a verdade não é? Mas não vamos sofrer por isso, vamos praticar a justiça, porque sabemos que Jesus Cristo é justo, e,  porque ele é justo, está escrito: Todo aquele que pratica a justiça é nascido dele. I João 2.29. Que Deus abençoe a todos!

                                        LUIZ OTAVIO FERREIRA

domingo, 13 de novembro de 2011

BEM-AVENTURANÇA II

ENSINOS QUE EDIFICAM! BEM-AVENTURANÇAS II

                                                               BEM-AVENTURADOS OS QUE CHORAM!


BEM-AVENTURADOS OS QUE CHORAM.: O que é o choro.O ato ou efeito de chorar, um sentimento profundo que vem da alma.
    - O que é chorar: Derramar  lágrimas; a lágrima segundo a química é apenas H2O, nada mais que água. Mas tem  um sentimento, que exprime tristeza , dor, lamento por saudade da pessoa amada, quando parte para lugar distante ou para eternidade. Também se chora por emoção, sentimento de culpa, ou compaixão por alguém.                                                                         
      - Jesus chorou por compaixão, quando avistou Jerusalém porque não reconheceram o motivo da sua visita. Luc.19:41.                                                
Chorou também, comovido quando ouviu quanto o povo amava seu amigo Lázaro, a quem Ele também amava e o ressuscitou. João11 :35.
                                 
      - Pedro  quando negou Jesus, chorou amargamente, por  medo  do  que podia acontecer-lhe,  lembrando-se do que Ele disse: Antes que o galo cante, três vezes me negarás.Luc.22:62. Isto é choro de arrependimento.

- Maria Madalena chorou junto ao túmulo de Jesus. João 20:11 a 18.

- João chorou muito porque ninguém foi digno de abrir o livro, nem mesmo olhar para ele.Apoc.5:4.

    É isso aí, meu amigo: O choro acompanha as pessoas desde o nascimento, quando a criança nasce, o primeiro sinal de vida é o choro. Quantas vezes eu já chorei de emoção, quando Deus me responde a oração, quando vejo alguém feliz, quando sentí a alegria da salvação, mas também já chorei muito nas tristezas da vida. Vamos chorar na alegria da salvação, na alegria do amor, na alegria em ver as pessoas felizes, isto faz parte do amor de Deus em nossas vidas. Que Deus abençoe a todos.

                           LUIZ OTAVIO FERREIRA 

sábado, 12 de novembro de 2011

AS BEM-AVENTURANÇAS!

ENSINOS QUE EDIFICAM! BEM-AVENTURANÇAS  I

                                 AS BEM  AVENTURANÇAS                                                                                 


     
  Vendo  Jesus as multidões subiu
ao monte e como se assentasse, aproximaram-se os seus  discípulos e Ele passou a ensiná-los dizendo: BEM-AVENTURADOS; os humildes de espírito, porque deles é o Reino de Deus. Mat.5.1 a 3.

- MEUS COMENTÁRIOS!

- BEM-AVENTURADO, SIGNIFICA: Bendito, ditoso, feliz!

- HUMILDE, SIGNIFICA: Singelo, modesto, pobre!

O humilde de espírito, é aquele que aparenta humildade, que é respeitoso, acatador e submisso. Veja várias forma de se humilhar. Quando Hagar fugia da presença de Sarai, disse-lhe o anjo do Senhor; volta para tua senhora e humilha-te sob suas mão. Gen. 16:9 = Veja que no verc. 6, deste mesmo capítulo, Sarai humilhou Hagar e ela fugiu da sua presença.

- O ato de humilhar, é desprezo, injúria, escárnio. Mais o ato de humilhar-se é um modo de modéstia, submissão que leva a  pessoa que se humilha a ser exaltada. Quem a si mesmo se humilhar será exaltado. Mat.23:12.

- II Crôn. 7: 14  =  Diz o Senhor, se o meu povo  que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar e me buscar e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. Estarão abertos os meus  olhos  e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar. Veja que aqui está também a submissão a Deus. Submissão é obediência, sujeição, um estado de dependência de humildade e respeito. É por isto que Jesus diz que os humildes são bem-aventurados.

-
II Crônicas 33:1 a 13 = Manassés depois de cometer loucuras para provocar ira a Deus. Foi  punido e perdeu o reinado, mas angustiado suplicou e humilhou-se perante Deus, foi perdoado e Deus lhe restituiu-lhe o reino.                                                                         

-
 Prov. 22:4 = Diz, o galardão da humildade e o temor do Senhor, são riquezas e honra e vida.

- Dan.10:12 = Daniel humilhou-se perante Deus, e foram ouvidas as suas orações.

- Filip. 2:5 a 11 = Jesus se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao seu nome se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que ele é Senhor, para a glória de Deus Pai.

- Mat. 28:l8 = Jesus diz: Todo poder, me foi dado, no céu e na terra. (Porquê Ele não disse eu tenho todo poder? Porque Ele é submisso ao Pai que o enviou. Isto também é sinal de humildade e submissão).

- Tiago 4:10 = Diz, humilhai-vos, na presença do Senhor, e Ele   vos exaltará.

I Pedro 5:6 = Também diz, humilhai-vos portanto sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, em tempo oportuno vos exalte.
                                                
- É isso aí, meus amados, ser humilde, é também amar e ter consideração uns pelos outros; vamos atentar para os ensinos de Nosso Senhor Jesus Cristo e seremos felizes. Deus vos abençoe.                                                   

                                      LUIZ OTAVIO FERREIRA

AGUARDE A NÚMERO 2

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

JOÃOZINHO E SEU BARQUINHO!

 JOÃOZINHO E SEU BARQUINHO

                                                                                     
                                                                                   Conta-se que um menino chamado Joãozinho, morava as margens de um rio, seu pai, trabalhava, na fabricação de pequenos barcos para os pescadores da região. Joãozinho estudava, mas quando voltava da escola ia para a oficina ajudar o pai.
      Certo dia, resolveu fazer um barquinho pra ele; pegou as ferramentas do pai, e mãos a obra; em poucos dias o barquinho ficou pronto, ele eufórico para lança-lo no rio, amarrou um grande barbante e todos os dias, ao invés de ir ajudar o pai, ia brincar com seu barquinho na correnteza do rio.
      Até que um dia o barbante já velho pelo o uso, partiu-se e Joãozinho viu seu barquinho ir embora rio abaixo. Ele ficou muito triste, mas disse consigo mesmo, eu ainda vou resgatar o meu barquinho; descia rio abaixo, perguntava aos pescadores se tinham visto o seu barco e ninguém lhe dava notícia, até que um dia passando em frente a um ferro velho, (não era o do Nicolau: Nicolau é uma irmão mui amado da nossa igreja, que nós brincamos muito com ele e é dono de um ferro velho) viu o seu barquinho em cima de uma prateleira, todo sujo de lama, sem as velas que tinha posto com tanto zelo, ele ficou muito triste, mas ao mesmo tempo alegrou-se por que encontrou aquilo que ele fez com tanto amor e que tanto amava. Chamou o dono do ferro velho e disse-lhe: Este barco é meu! O homem respondeu-lhe: Não, eu o achei abandonado na margem do rio, sem dono, peguei para mim, se você o quiser de volta, terá que pagar um preço e estipulou o valor. (Eu, também tenho um barquinho, eu achei todo sujo e quebrado no lixo do meu prédio, peguei-o e junto com a moça que faz a limpeza, lavamos e o recuperei, coloquei as bandeirinhas que faltavam, envernizei, ficou lindo, está em cima da minha estante. Quem quiser vê-lo, é só entrar na minha página de fotos de curiosidade que tem uma foto dele, lindo, minha filha Ana, colocou um fundo azul, ficou parecendo que ele está em alto mar. Beleza!).
      Joãozinho recorreu ao pai, a mãe, aos tios, aos amigos e conseguiu o valor estipulado pelo homem e comprou aquilo que ele tinha feito para si, com tanto carinho, que havia se perdido e estava em poder de outra pessoa.
      É isso aí, amigo: Agora eu quero contar-lhe uma outra história: No princípio, Deus formou o homem do pó da terra, deu-lhe vida, e o pôs no jardim do paraíso celestial, deu-lhe domínio sobre todo resto da criação,deu-lhe uma mulher (que é uma obra prima que Deus criou), para ele não ficar só; falou que ele podia comer de tudo que tinha naquele lugar, menos comer do fruto da árvore da vida do bem do mal, e ainda lhe alertou dizendo, se você comer dele, você vai morrer viu! Rapaz, não é que o tentador apareceu em foma de serpente e enganou a mulher, dizendo que ela podia comer que certamente não morreria e ela comeu; só que ela não morreu naquela hora, a morte viria depois. Quando ela viu que não morreu, chamou o marido e deu-lhe também do fruto e ele comeu, aí surgiu esse tal pecado que trouxe a morte física do corpo e a morte espiritual, que é a separação do homem com Deus.
      O pecado é, rebeldia,desobediência, transgressão; o pecado de Adão, foi a desobediência. Muito bem: Como o barquinho de Joãozinho, o homem separou-se de Deus por causa da desobediência, Deus fez de tudo para resgatar o homem, falando através dos profetas, mas o homem não deu ouvido a voz de Deus, através dos profetas; permaneceu na rebeldia, na desobediência e na transgressão dos mandamentos de Deus (homem aqui, é no sentido genérico, isto é, toda raça humana).
     A Escritura diz: Que não há justo nem um sequer. Rom.3.10; todos pecaram e carecem  da glória de Deus. Rom.3.23; e que Deus encerrou todos debaixo da desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos. Rom.11.32. João 3.16; diz que: Deus amou o mundo(povo) de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Amigo: Como vimos, o homem estava separado de Deus por causa do pecado, mas Cristo nos resgatou e nos comprou por preço muito alto, preço de sangue, o sangue precioso de Jesus. I Cor. 6.20, diz: Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo. I Cor.7.23, por preço fostes comprados; não vos torneis escravos de homens. Efe. 1.7, diz que temos a redenção pelo seu sangue, a remissão dos pecados... I Pedro 1.18 e 19, diz: Sabendo que não foi mediante coisas corruptiveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo. Apoc. 5. 9; Fala de Jesus, dizendo: porque fostes morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procede de toda tribo, língua, povo e nação... Amigo, se queres ser participante da salvação eterna por Nosso Senhor Jesus Cristo, crê somente e serás salvo, tu e a tua casa. Pense nisso!
     E a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, seja com todos. Amém!

                        LUIZ OTAVIOFERREIRA                                                                

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O FILHO PRÓDIGO

 O FILHO PRÓDIGO
                                                                   
                                               Jesus, contou uma parábola sobre um filho pródigo, dizendo: Certo homem tinha dois filhos; o mais moço deles disse ao: Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe. E ele lhes repartiu os haveres.
     Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente.
    Depois de ter consumido tudo, sobreveio aquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade. Então, ele foi e se agregou a um dos cidadãos daquela terra, e este o mandou para os seus campos a guardar porcos. Ali, desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam; mas ninguém lhe dava nada.
      Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai tem pão com fartura, e eu aqui morrendo de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores.
      E, levantando-se, foi para seu pai. Vindo ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho.
      O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias no pés; trazei também e matai um novilho cevado. Comamos e regozijemo-mos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se. Evangelho segundo Lucas cap.15.11 a 24.    
     Amigos: Jesus comparou muitas vezes as coisas desse mundo, com as coisas do Reino de Deus. Vejam só que sofrimento tem um pai, que um filho se desvia pelos caminhos tortuosos, cai na gandaia, bebida, prostituição, leva uma uma vida depravada, vai para longe de casa, ele não sabe notícia dele, para ele, esse filho está perdido e está morto.
     Pois bem: Todo mundo diz que é filho de Deus; A Escritura fala de um único filho, o unigênito filho de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo. Em Gênesis cap. 6.2, fala de filhos de Deus e filhos dos homens, em Jó Cap.1.6, também fala que os filhos de Deus, vieram se apresentar perante o Senhor. Esses filhos de Deus, eram seres Celestiais que existiam na terra, a Bíblia não fala, mas, provavelmente já existiam na terra mesmo antes da criação do homem, pois quando Adão pecou, Deus pôs querubins para cuidar do jardim do Edem, prova disto, está em Jó cap.38, quando Deus falava à Jó, Disse: Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra?... Quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus.
     Em Mateus cap. 5.9, Jesus diz: Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Em Lucas 6.35, Ele diz: Amai... e sereis chamados filhos do Altíssimo... Em Lucas 16.8, fala de filhos do mundo e filhos da luz, isto é, filhos de Deus.(Assim sendo, os filhos do mundo não são filhos de Deus). João 1.12 e 13, Diz: Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. Rom.8.14, diz: Pois todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Finalmente; a Escritura diz: Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece... I Carta de João 3.1.
      Agora; voltamos a falar do filho pródigo: Aquele jovem, não deixou de ser filho, mas para o pai, ele  estava morto, e estava perdido e foi achado, por que ele voltou pra casa? Porque caiu em sí; e se arrependeu.
      Amigo: Nós também, estavamos mortos nos nossos delitos e pecados, mas Cristo nos deu vida, diz a Escritura, em Efésios 2.1. A nossa conversão, é o reconhecimento do pecado, aí vem o arrepen-dimento. Amados, é pelo batismo que passamos a fazer parte do corpo de Cristo, que é a Igreja, então passamos a ser um só corpo em Cristo, como diz a Escritura Rom.12.5, I Cor.12.27 e Ef.5.30. Cristo é a cabeça do corpo da Igreja Col.1.18. Amados se alguém, está fora do corpo da  igreja,  lembre-se  que um  membro fora do  corpo, não  serve mais  pra  nada, se  alguém  amputar  um braço, que vai acontecer com ele, vai apodrecer e virar pó não vai; se arrependa hoje; e volte para Cristo. Pense nisso.
                                                                   
                                        Deus vos abençoe.

                                  LUIZ OTAVIO FERREIRA