quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O FILHO PRÓDIGO

 O FILHO PRÓDIGO
                                                                   
                                               Jesus, contou uma parábola sobre um filho pródigo, dizendo: Certo homem tinha dois filhos; o mais moço deles disse ao: Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe. E ele lhes repartiu os haveres.
     Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente.
    Depois de ter consumido tudo, sobreveio aquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade. Então, ele foi e se agregou a um dos cidadãos daquela terra, e este o mandou para os seus campos a guardar porcos. Ali, desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam; mas ninguém lhe dava nada.
      Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai tem pão com fartura, e eu aqui morrendo de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores.
      E, levantando-se, foi para seu pai. Vindo ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho.
      O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias no pés; trazei também e matai um novilho cevado. Comamos e regozijemo-mos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se. Evangelho segundo Lucas cap.15.11 a 24.    
     Amigos: Jesus comparou muitas vezes as coisas desse mundo, com as coisas do Reino de Deus. Vejam só que sofrimento tem um pai, que um filho se desvia pelos caminhos tortuosos, cai na gandaia, bebida, prostituição, leva uma uma vida depravada, vai para longe de casa, ele não sabe notícia dele, para ele, esse filho está perdido e está morto.
     Pois bem: Todo mundo diz que é filho de Deus; A Escritura fala de um único filho, o unigênito filho de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo. Em Gênesis cap. 6.2, fala de filhos de Deus e filhos dos homens, em Jó Cap.1.6, também fala que os filhos de Deus, vieram se apresentar perante o Senhor. Esses filhos de Deus, eram seres Celestiais que existiam na terra, a Bíblia não fala, mas, provavelmente já existiam na terra mesmo antes da criação do homem, pois quando Adão pecou, Deus pôs querubins para cuidar do jardim do Edem, prova disto, está em Jó cap.38, quando Deus falava à Jó, Disse: Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra?... Quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus.
     Em Mateus cap. 5.9, Jesus diz: Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Em Lucas 6.35, Ele diz: Amai... e sereis chamados filhos do Altíssimo... Em Lucas 16.8, fala de filhos do mundo e filhos da luz, isto é, filhos de Deus.(Assim sendo, os filhos do mundo não são filhos de Deus). João 1.12 e 13, Diz: Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. Rom.8.14, diz: Pois todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Finalmente; a Escritura diz: Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece... I Carta de João 3.1.
      Agora; voltamos a falar do filho pródigo: Aquele jovem, não deixou de ser filho, mas para o pai, ele  estava morto, e estava perdido e foi achado, por que ele voltou pra casa? Porque caiu em sí; e se arrependeu.
      Amigo: Nós também, estavamos mortos nos nossos delitos e pecados, mas Cristo nos deu vida, diz a Escritura, em Efésios 2.1. A nossa conversão, é o reconhecimento do pecado, aí vem o arrepen-dimento. Amados, é pelo batismo que passamos a fazer parte do corpo de Cristo, que é a Igreja, então passamos a ser um só corpo em Cristo, como diz a Escritura Rom.12.5, I Cor.12.27 e Ef.5.30. Cristo é a cabeça do corpo da Igreja Col.1.18. Amados se alguém, está fora do corpo da  igreja,  lembre-se  que um  membro fora do  corpo, não  serve mais  pra  nada, se  alguém  amputar  um braço, que vai acontecer com ele, vai apodrecer e virar pó não vai; se arrependa hoje; e volte para Cristo. Pense nisso.
                                                                   
                                        Deus vos abençoe.

                                  LUIZ OTAVIO FERREIRA  

Nenhum comentário:

Postar um comentário